quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Pe Claudino...em Kinshasa

P. Claudino envia notícias da RD Congo




Estou em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

Nestes dias, é-me dada a oportunidade de contactar os diversos tipos de Cenáculos de Oração Missionária, que se têm desenvolvido nesta imensa cidade (mais de 10 milhões de habitantes) desde que aqui os lancei, com o P. Eliseu, em Outubro de 1996: Os COM-Leigos Missionários Combonianos, os COM-Obra Missionária do Coração de Jesus, fundada pelo Sr. Mulopo e os COM "independentes" (isto é, não ligados a essas duas estruturas missionárias: são simplesmente os COM como em Portugal...).

Ontem encontrei-me, na Paróquia de Santa Cecília, com os da "Obra Missionária do Coração de Jesus" do senhor Mulopo. Quando cheguei, ele estava a falar às mais de 120 pessoas. Interrompeu logo, num grande sorriso e um grande abraço, além de um lindo aplauso dos presentes. Há oito anos que nos não víamos... Quando chegou o momento de eu falar, disse-lhes da minha grande alegria e de como tenho seguido com atenção o progresso dos COM, no Congo (Kinshasa, Kisangani, Isiro, Butembo...) e contei-lhes como os COM tem vindo a progredir e a dar frutos em Portugal.

Toda a gente ficou muito contente e determinada a vir ao Encontro Geral do próximo dia 3 de janeiro. Aqui em Kinshasa, o Núcleo de Coordenação Diocesana de todos os tipos de COM reúne-se cada três meses, para que todos os COM sigam um caminho unitário: formação, avaliação e programação. Desta vez, por eu cá estar, o Padre Comboniano Assistente dos COM de Kinshasa, o espanhol P. Kike Bayo, decidiu convidar toda a gente dos COM. Será assim um Encontro Geral. Pretendem conhecer melhor o carisma dos COM e a sua espiritualidade missionária. Eu vou basear-me na carta de S. Paulo aos Colossenses, cap 1, 1-14 e noutros textos do Evangelho para os encorajar particularmente a dar muita importância à leitura missionária, à partilha da Palavra e da leitura missionária e à multiplicação dos COM nas Comunidades Eclesiais de Base das paróquias onde existe só um e nas outras, onde ainda não existe nenhum.

Também vou exortar fortemente os Responsáveis dos Cenáculos, partindo do Evangelho de S. Lucas, cap. 12, 42 a se comprometerem seriamente na "distribuição do trigo" aos membros dos Cenáculos: formação, visitas, encontros...

Acompanhai-me vós também neste Encontro.

Um forte abraço para cada uma e cada um de vós.

P. Claudino

Sem comentários:

Enviar um comentário