quinta-feira, 19 de maio de 2016

VISEU 2016 - relato em prosa

Foto de conjunto do Encontro VISEU 2016
Depois do depoimento poético sobre o nosso encontro Viseu 2016, envio-vos o meu relato em prosa,mas que nada acrescenta ao relato poético primoroso do Laureano:
Tal como previsto, no passado dia 7, primeiro sábado de maio, teve lugar o encontro anual dos Antigos Alunos Combonianos de Portugal.
Eram cerca das 10H30 da manhã quando cheguei a Viseu com mais três colegas da área de Famalicão: o António Gil, o José Sá e o Luis Sousa. Mas não fomos os primeiros; já encontramos, a tiritar de frio uns 3 ou 4.
O dia era, de facto, de poucos amigos, ameaçando borrasca permanente. Felizmente o invernal dia de primavera não assustou os que tinham confirmado a sua presença, nem desanimou aqueles que à última da hora resolveram meter-se a caminho. Éramos perto de 8 dezenas aqueles que às 11H00 nos reunimos para mais uma conversa em família à volta da nossa bandeira.
Cantou-se o hino da Associação da autoria do Laureano.com letra e música áudio-acompanhada pelo José da Costa Faria. De seguida o José Faria presenteou-nos ainda com um vídeo sobre a vida do jovem padre comboniano italiano, Ezequiel Ramin, assassinado no Brasil há cerca de duas dezenas de anos e em processo de beatificação. Como de costume, fez-se a apresentação dos colegas. Seguiu-se um ritual mais simples e mais curto, mas sempre importante para que ,30… 50,60 e mais anos passados sobre o início do nosso mais ou menos longo percurso comboniano, nos reconheçamos apesar de  todas as transformações físicas que a vida nos foi impondo. Houve lugar a testemunhos ( como o do Camilo Guerrero...) a recordações de lindas estórias e até à tomada de conhecimento dos percursos e êxitos profissionais dos Antigos Alunos. Comum a todos era a manifestação de grande gratidão pela escola, pelos mestres, pelos companheiros de caminhada e pelas oportunidades abertas que aquele mais ou menos longo percurso comboniano a todos proporcionou. O Fernando Paulo, com as suas sábias e eloquentes palavras, dando-nos conhecimento da sua nomeação para a Academia de Ciências de Lisboa, exprimiu o que calava fundo no coração de todos os presentes.
Seguiu-se depois a autorizada exposição do Pe. José Vieira sobre a sua participação nas sessões capitulares da Congregação no ano passado em Roma e as mensagens que ele entendeu pertinente transmitir-nos dessa reunião magna comboniana.
Tivemos depois a oportunidade de ouvir algumas dicas importantes sobre aquilo que será a história e as estórias dos Combonianos em Portugal apresentadas pelo próprio autor, o colega de muitos de nós e amigo de todos, o Pe. Manuel Augusto. O documento apresentado encontra-se à disposição de todos no Blogue Antigos.Alunos.Combonianos. Aos Pes. José Vieira e Manuel Augusto o nosso muito obrigado pela vossa participação e entusiasmo.
A celebração veio a seguir no “único lugar interior daquela casa que não mudou ao longo destes anos”: a Capela , no dizer do “ historiador” Manuel Augusto. Confesso que é este o lugar que mais recordações me traz e que não prescindo de visitar quando passo por Viseu. Com a ausência do Olindo por razões familiares coube ao Américo e ao Faria o acompanhamento musical da celebração.
O tempo chuvoso e frio obrigou-nos a tirar a foto de conjunto…para mais tarde recordar…dentro da própria capela.De seguida lá fomos nós para o refeitório onde demos largas ao nosso convívio, este ano muito animado pelo Pe. Claudino. De realçar que foi preciso à última da hora instalar mais uma mesa. Felizmente houve comida para todos, mas será bom que no futuro não se esqueçam de confirmar a presença. Ficou confirmada, mais uma vez, que a “ pomada “ do Sebastião é qualquer coisa fora de série…
 De referir que a conta do projecto Pe. António Ino ficou enriquecida em mais de um milhar de euros ultrapassando já mais de 2000 euros segundo informação do Pe. Medeiros.A conta, porém, continua aberta.
Ficaram também confirmadas as qualidades do Isidro na “caça” aos contactos de muitos Antigos Alunos. Acho que o Isidro teria dado um eficaz investigador se a isso se tivesse devotado. Para a história fica a relação dos Antigos Alunos presentes:

Lista de presenças no encontro de Viseu 2016-05-07

Pe. Manuel Augusto (Viseu1961)
Pe. Manuel Horta (Viseu 1953)
Pe. Dário Balula (Viseu 1959)
Pe. Claudino (Viseu 1958)
Pe. Francisco Medeiros - 1969
Pe. Francisco Matos Dias (Viseu 1957)
Ir. Matias
Ir. António Silva Figueiredo
Ir. Alex (Espanhol)
Dionísio e esposa (Viseu 1954)
Fernando Mesquita Seixas (1967)
Laureano e esposa (Viseu 1960)
António Silveira Ramos
Dinis Osvaldo Gomes - 1971
José Simões Batista (Viseu1954)
Manuel Maria Gomes (Viseu1966)
Victor Magalhães
António Gonçalves Violante (Viseu 1956)


Pe José de Sousa (Viseu 1951)
Ir. Valentim
Pe. José Vieira (Maia 1972)
Paulo Jorge Campos Vicente (1966)
Manuel Almeida Rodrigues (Viseu 1956)
Joaquim Francisco Rocha Libório (Viseu 1955)
 Martinho Rebelo Mota (1966)
Emídio Braguês Marques Lemos (Viseu 1955)
Hélio Gomes Lages (1966)
José Agostinho Nunes Lázaro (Viseu1966)
João A. Paulos Couto Monteiro (Viseu1966)
José Santos Marcelino (Viseu1966)
 Manuel Martins Fernandes (Viseu1966)
Hilário Rodrigues Figueiredo (Viseu 1955)
Manuel Correia Santos (Viseu 1955)
Victor Manuel Mendes Alves (Viseu1962)
Carlos Alberto Oliveira Coelho (Viseu 1954)
Pe. António Ino
Ir. António Martins
António Ramos Máximo (Viseu1964)
António Santos Esteves Andrade (Viseu1954)
Custódio José Santos (1967)
Isidro Almeida (Viseu 1955)
Fernando Carmo Aguiar (Viseu 1956)
Luis Manuel Silva Dias Sousa (VNF1972)
Manuel Joaquim Costa Fernandes
Camilo Guerrero Folgueira e esposa (Prefeito)
José da Costa Faria e esposa (Viseu 1958)
Fernando Paulo do Carmo Baptista (Viseu 1952)
António Gil Alves da Silva (VNF1972)
José Silva Sá (VNF1972)
José Albuquerque Gomes - 1964
Licínio Alberto Pinto - 1966
António Lopes Figueiredo e esposa - 1972
Pe. Rogério de Sousa - 1952
Pe Ramiro Loureiro - 1953
José Gonçalves Brás (1965)
Sebastião Morgado Ribeiro (Viseu1963)
Silvestre Martins Marques (Viseu 1953)
João Guimarães (Viseu 1956)
Augusto Cabral Ribeiro (Viseu 1958)
Francisco Gonçalo Águeda Dias (1966)
Américo Pereira Martins (1963)
Jorge Albano Rodrigues Almeida - 1970
Amândio Pires (Viseu 1969)
Joaquim Armindo(VNF1977)
Lino da Silva Pinto - 1973
Octávio Alexandre Ramos - 1965
Horácio Fernandes (Viseu 1954)
Viriato Mota Gaspar Cebola (Viseu 1969)
Albino Manuel Martins - 1965




4 comentários:

  1. Caros Amigos,

    Obrigado pela crónica do encontro anual dos Antigos Alunos. Apesar de não estar presente fisicamente procurei estar unido espiritualmente. Queria apenas chamar a atenção que quem participou no capítulo dos Missionários Combonianos e fez a exposição não foi o P.José Arieira mas o P. José Vieira.
    Para todos um abração

    José Arieira

    ResponderEliminar
  2. Viva,
    não pude estar presente porque a saúde não ajuda e é preciso tratar dela com atenção. Contudo contava estar neste momento único.
    peço a algum que tenha o contacto do Magalhães da Beselga-Penedono que mo possa remeter.
    Abraço a todos os companheiros,

    Oliveira, Fernando

    ResponderEliminar
  3. Grato pela mensagem, e todo apoio ao P. Ino para realizar o sonho. Abraço amigo. P. Chico de Medeiros

    ResponderEliminar