sexta-feira, 3 de junho de 2016

Os combonianos - DICIONÁRIO HISTÓRICO DAS ORDENS E INSTITUTOS AFINS EM PORTUGAL



Aqui fica uma sugestão do Laureano: um dos coautores desta obra onde figuram por direito próprio os COMBONIANOS.

"Aproveito para te falar de algo que há muito me anda na ideia,mas que por um ou outro motivo tem escapado: Depois de 5 anos de preparação, foi editado, em 2010, pela Gradiva,  o Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Foi na altura lançado na Reitoria da Universidade de Lisboa, com a pompa e circunstância que podes calcular. É um volume de 1020 páginas no qual figuram, naturalmente, os Missionários Combonianos e as Missionárias Combonianas, cujo texto e iconografia ocupa mais de duas páginas. Eu sei disto porque fui um dos 150 autores (verdade!) convidados para a sua elaboração, a cada um dos quais couberam três entradas, eu pedi, claro, para me ocupar dos Combonianos.

Estranho nunca se ter falado nisso, nomeadamente pelos nossos queridos padres. Apesar de ser uma obra um pouco mais dispendiosa que as demais, pela sua natureza e apresentação (“enche” uma casa!), creio que pelo menos meia dúzia de colegas poderiam estar interessados na sua aquisição, que poderia ser não através da editora, mas por parte do Seminário, que obterá os exemplares com desconto."

Abraços.
Laureano

Sem comentários:

Enviar um comentário