quinta-feira, 4 de maio de 2017

Combonianos celebram 70 anos de presença em Portugal

Os irmãos padres Sousa. O Pe. Rogério foi o 2º Comboniano português ordenado em 1959
A data oficial da chegada do primeiro missionário comboniano a Portugal é o dia 22 de abril de 1947. Neste dia, o P. Giovanni Cotta instalava-se em Viseu e, a partir dali, começou a lançar os alicerces de uma história que, hoje, conta já 70 anos.

Para celebrar esta efeméride, os combonianos portugueses organizaram uma semana de intensas actividades no Seminário das Missões, na cidade de Viseu, e em algumas escolas e paróquias da diocese de Viseu.

O P. Carlos Alberto Nunes, comboniano, narra-nos como decorreram as celebrações, nas quais, entre outras personalidades, participou também o P. Tesfaye Tadesse Gebresilasie, superior geral dos Missionários Combonianos. Veja as fotos aqui.



Uma semana de vida em Missão

Na semana de 24 a 30 de abril, nós, combonianos da província portuguesa, celebrámos os 70 anos da nossa presença, em Portugal. Para festejar este significativo evento da nossa história, organizámos várias actividades missionárias.

Distribuídos em várias equipas, formadas por combonianos, combonianas, seculares e leigos combonianos – como verdadeira Família Comboniana –, visitámos três escolas secundárias na cidade de Viseu, dois grupos de jovens paroquiais e vários lares de idosos. Organizámos encontros no Seminário das Missões para o clero diocesano, na manhã do dia 27, para os adultos e leigos empenhados missionariamente, na noite do dia 28, e para a juventude, no dia 29. O auge das comemorações teve lugar no domingo, dia 30, com a celebração solene da Eucaristia, presidida pelo D. Ilídio Pinto Leandro, bispo de Viseu, e concelebrada pelo P. Tesfaye Tadesse Gebresilasie, Padre Geral, entre outros combonianos e sacerdotes amigos. Para honrar a cerimónia, foram convidados numerosos benfeitores e amigos, e algumas individualidades, que vieram, em sinal de reconhecimento da obra comboniana, de entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Joaquim Almeida Henriques. A capela do seminário tornou-se demasiado pequena para acolher tanta gente.

Foi uma semana bela, cheia de entusiasmo e alegria que vivemos em celebração de Fé e missão. Houve boa participação dos alunos e professores nas escolas, nos encontros no Seminário e na celebração final de Domingo. O clima era de festa e alegria.

Notável foi o encontro da Juventude, no Sábado. Coordenado e organizado pela equipa Jovens em Missão (JIM) com a colaboração dos professores de Religião e Moral das escolas, distinguindo-se entre todos o professor Abel Dias.

Conseguiram-se reunir cerca de 400 jovens. A maioria deles são visitadores assíduos da comunidade de Taizé, que vivem e dão testemunho desse mesmo espírito, nas escolas e nas paróquias. Os outros estão ligados ao nosso movimento juvenil comboniano (JIM). O tema do encontro foi, por isso, uma combinação entre as espiritualidades de Taizé e do JIM. Anunciava-se chuva para esse dia. E o sol nasceu envergonhado, contudo brilhou todo o dia, como sinal de bênção de Deus para todos. Assim, com a ajuda do céu, foi uma grande festa juvenil, um dia histórico para o presente e o futuro do Seminário das Missões, fazendo lembrar os tempos em que estava a abarrotar de jovens seminaristas. Foi um dia de profecia, um dia de juventude e de alegria, um dia de esperança para a missão.

A semana foi também um tempo de colaboração e de bênção para toda a Família Comboniana. A chegada dos combonianos marcou o início de uma pequena história que, com o passar de 70 anos, se tornou grande. Basta ver que a Família missionária comboniana se faz presente em quase todas as regiões do País. Casas e actividades de Norte a Sul. Revistas, jornais e livros da editorial “Além-Mar” que chegam a todos. Uma Família comboniana que, embora não sendo perfeita, dá sinais de vida e de esperança missionária em território português. Claramente, o tempo dos Leigos em missão chegou também para nós em Portugal. O seu testemunho e trabalho são um desafio para todos e um chamamento à alegria, ao entusiasmo e à esperança.

Fonte: Comboni.org

Sem comentários:

Enviar um comentário