quinta-feira, 29 de junho de 2017

Faleceu o P.e Rogério de Sousa

"No dia 24 de junho, faleceu o missionário comboniano português P.e Rogério Artur de Sousa. Tinha 84 anos. Natural de Sargaçais, Aguiar da Beira. Hoje de manhã realizou-se a missa exequial no Seminário das Missões de Viseu. O funeral está marcado para hoje, às 15h00, em Souto de Aguiar.

O P.e Rogério foi o primeiro padre comboniano português. Depois de ter feito o seu noviciado e a Teologia em Itália, foi ordenado pelo bispo D. José da Cruz Moreira Pinto, na Igreja do Seminário das Missões, em Viseu a 27 de julho de 1958 (onze anos depois da chegada dos Combonianos a Portugal e à diocese viseense).

De 1960 foi destinado a Moçambique, onde ficou dois anos. Regressou a Portugal e fez parte da redação da revista Além-Mar em 1963 e 1964. Voltou a Moçambique em 1967 e permaneceu lá vinte anos, interrompidos apenas com a ordem de expulsão daquele país em 13 de abril de 1974, mas a que pôde voltar logo após a revolução do dia 25 desse mês. Regressado a Portugal, fez parte de várias comunidades combonianas no nosso país. Encontrava-se atualmente em Viseu.

Agradecemos a Deus pela vida do P.e Rogério, inteiramente dedicada à missão, e encomendámo-lo e a sua família à solidariedade da vossa oração."

Em nome da AAAC apresentamos sentidas condolências à família e enviamos um abraço de solidariedade ao Pe. José de Sousa.
A DIREÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário